Os monitores selecionados para participar das mediações nos espaços da mostra do Arte Pará 2009, realizado pela Fundação Romulo Maiorana (FRM), receberam as últimas instruções ontem. Ao todo, 20 estudantes dos cursos de Jornalismo, Artes Visuais e Designe Gráfico vão atuar nos cinco diferentes espaços do salão.
Em pouco mais de um mês, eles participaram de momentos de integração, palestras e outras atividades conduzidas pela coordenadora de Ação Educativa, Vânia Leal. 'Eles foram selecionados entre 35 estudantes. Entramos em contato com as faculdades que oferecem essas graduações e conseguimos vários currículos, fizemos uma pré-seleção e realizamos um primeiro encontro para explicar qual a intenção da Ação Educativa, qual o foco do trabalho'.
Os monitores são estudantes da Unama, UFPA, Esmac e Feapa e foram avaliados durante todo o processo de capacitação, que culmina no início da mostra, marcada para o dia 9 de outubro nos Museus: do Estado, Emílio Goeldi, de Arte de Belém, de Arte Sacra e da UFPA.
A assistente da Ação Educativa, Heudilene Reale, explica que um dos assuntos debatidos durante o período de capacitação foi a 'Ética na Mediação'. 'A ética é muito importante porque o monitor vai trabalhar com um público bem variado, com costumes e culturas diferentes. O mediador é um grande link entre a obra e o público'.
A 28ª edição do concurso tem patrocínio do Supermercado e Supercenter Nazaré, Escola Superior da Amazônia (Esamaz), Unimed Belém e Marko Engenharia. A premiação vai atribuir R$ 40 mil aos vencedores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário